segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Preconceito enraizado?

Recentemente, a Caixa Econômica Federal produziu um comercial em que Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, é caracterizado como alguém de cor branca.
Machado era mulato. Diante desta "gafe" pergunto?
Será que foi apenas um erro na produção? Ou estamos diante de um preconceito enraizado, o chamado racismo velado, fruto da história brasileira?
Opine! Participe!


Segue o link para o vídeo:  O espelho, Michel Blanco via Yahoo! Colunistas:

3 comentários:

  1. Acho pouco provável ter sido um erro de produção, pois antes de fazer um comercial, quem não conhecesse deveria pelo menos pesquisar sobre Machado de Assis para saber sobre ele.
    Pode ter sido o chamado racismo velado.
    Hoje em dia existem tantas pessoas preconceituosas, que penso que podemos estar sim diante de um preconceito enraizado.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, hoje 12/10/2011 às 18:33 entrou no ar o comercial modificado, com Machado de Assis mulato, como deveria ter sido desde o início.

    Eu não consigo entender o por que de tanto preconceito com os negros passado tantos anos e temos que conviver com isso ainda.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes comentários! pois bem jovens escritores...o racismo é algo que nos envergonha muito,parece difícil acreditar que em pleno século XXI as pessoas ainda cultivem este tipo de pensamento, temos um passado escravocrata. O Brasil tem sim uma dívida com os negros.
    O "erro" no comercial da caixa só confirma isso, porque um escritor reconhecido não poderia ser negro?

    ResponderExcluir